link href='http://ufonts.com/css?family=Plume+DaMa+Bold' rel='stylesheet' type='text/css'/> Diamond Teen - O seu site teen, tudo sobre comportamento, beleza, moda e horóscopo 20 dicas arrasadoras para blogueiras iniciantes - Diamond Teen - O seu site teen, tudo sobre comportamento, beleza, moda e horóscopo Sexy Pink Heart - Text Select

20 dicas arrasadoras para blogueiras iniciantes


Hoje nosso assunto é um pouco diferente do que vocês leitores estão acostumados à encontrar por aqui. Esse post é dedicado à vocês blogueiros ( iniciantes) nesse fantástico mundo da blogosfera.
Navegando por aí nos identificamos que muitos de vocês tem algumas dificuldades na hora de personalizar e pensar a estrutura de seu cantinho, por isso, pensando em vocês, nós preparamos algumas dicas valiosas para levar em conta na hora de dar aquela ''arrumação'' no layout e na ''cara'' geral de seu blog. Quer conhecê-las? Então clique em Leia Mais.






Dica número 1: Antes de começar é necessário definir algumas coisas, a primeira delas é sobre o que você deseja escrever e para quem ( quem será seu público alvo). Para fazer essa escolha, você precisa antes de mais nada analisar se você domina os assuntos que pretende abordar ( caso eles exijam conhecimento técnico, por exemplo de maquiadora), ou se você tem facilidade, afinidade com tais temas para conseguir abordá-los sem esgotar suas ''balas''. Tendo definido é hora de escolher um nome, mas para isso liste alguns e faça uma super pesquisa pela web, descartando os nomes já existentes.


,

Dica número 2: Para o nome de seu blog procure dar preferência à nomes não muito complicados, que sejam curtos e fáceis de memorizar, caso contrário seus leitores sempre terão um branco danado para lembrar de seu endereço e mais preguiça ainda para digitá-lo. Quanto mais simples e objetivo melhor. Se puder optar por nomes em português, melhor ainda, isso evitará que a maioria dos seus acessos venham mais de fora, do que de seu '' campo de concentração'' digamos assim: chamado Brasil.




Dica número 3: Achou um nome exclusivo? Parabéns, agora é hora de pensar em protegê-lo de possíveis cópias e infelizmente ou felizmente temos uma notícia para você. Só conseguirá garantir que o nome seja realmente seu se registrá-lo em um domínio próprio. Mas o que é isso? Domínio próprio é um endereço criado para ser o do seu blog, como no caso de sites, que pode ter terminação .com, .com.br, etc. Nesse caso é necessário procurar sites de criação de domínio, ver se o nome que deseja para seu endereço está disponível e criá-lo ( há um valor à ser pago, que pode ser anual ou mensal), depois é só divulgar por aí. Mas outro dia falamos mais sobre isso.




Dica número 4: Pronto você criou seu blog, escolheu dos modelos padrões oferecidos pelo Blogspot ou por outro local, agora vem o mais difícil a personalização. Mas e como fazê-la. Não se preocupe! A primeira coisa agora que você deve se preocupar é com o fundamental nesse primeiro momento, o resto você vai mudando e acrescentando depois. E o que recomendamos que você faça primeiro?




Crie os meios de seus leitores entrarem em contato com você e seu blog: Criar esses meios é procurar estar em todos os locais possíveis na web, as redes sociais estão aí para isso. Crie uma fanpage ( página) para seu blog e aproveite também para criar um Twitter, um Instagram e talvez até um Snapchat, porque não? O importante é que você esteja onde seu público costuma estar e isso facilitará que ele possa conhecer seu trabalho. Fácil não é no começo, mas ninguém disse que seria, coloque seus esforços nisso.




Em segundo lugar queremos alertar para uma coisa muito importante: coloque uma caixa de seguidores no seu blog, ( no caso do Blogspot) essa opção já pode ser acrescentada em layout. Se puder também adicione a caixa de seguidores do Google. Mas para que serve isso? Serve para que seus leitores possam acompanhar as novidades de seu blog, se tornando seguidores eles terão mais facilidade de interação. Essas gadgets também serão muito importantes mais adiante para demonstrar e medir a popularidade de seu blog, o que pode ajudá-lo à conseguir inclusive parcerias com empresas e outros sites.





Mas atenção: Existe algo muito recorrente que vemos por aí,um erro que muitos blogueiros cometem, talvez por desconhecimento mesmo, e que não deveríamos deixar de citar para ajudar você. A questão é o posicionamento da caixa dos seguidores. Muitos não se dão conta, mas acabam colocando as gadgets lá em baixo no rodapé do blog, ou entre as últimas linhas da coluna lateral.



Por favor não faça isso,mas se você fez vai a dica: procure colocar a caixa bem a vista, de preferência na parte superior, quanto mais em cima melhor. Quem sabe logo abaixo da sua foto de perfil? Lembre-se do quanto pode ser desagradável para seu leitor ter de ficar procurando pela caixa. Pode ser que ele se sinta perdido e desista, antes mesmo de tentar, por isso facilite o trabalho dele. Isso ainda dá um ar de organização ao seu blog. Vai por nós!





Outra dica valiosa: Dê um ar organizado ao seu blog: não é porque você ainda não tem um layout atrativo (com uma bela arte) que precisa subestimá-lo, a arte é o de menos, é mero complemento. Procure criar um menu (existem tutoriais na internet que ensinam como fazer isso facilmente). Nesse menu separe cada sessão de seu blog, lembrando de colocar como primeiro item a página inicial. A criação de um menu facilita que seus leitores possam ir direto onde querem, de acordo com o que estão procurando. Sem o menu eles certamente não terão paciência de ler post por post.




Lembre-se também de colocar uma lupa de busca em um local visível do blog, pode ser no meio ou na parte superior ( antes da área de postagem) para que quem entra possa procurar algum assunto específico por palavras- chave. Existem tutoriais na internet também para personalizar sua lupa. Procure testar,se as funcionalidades estão de fato funcionando. Seguir por e-mail é outro recurso que o próprio blog oferece, basta adicioná-lo em um local visível, essa opção fará com que quem deseja, possa receber em seu próprio e-mail cadastrado, as atualizações que você fizer. Não é bacana? Então não o deixe de fora!





Agora é hora de falar das postagens: Quando criar um post, lembre de associá-lo ao marcador correspondente( no caso sessão) que ele melhor se encaixa, para que ele apareça, quando a pessoa clicar no menu. Na hora que está escrevendo a publicação, lembre de digitar, no ícone marcadores, mais palavras que estejam associadas ao assunto, só palavras chaves mesmo. Não é necessária muitas. Também evite textos muito longos e intercale imagens  para que não fique muito chato e cansativo.



Outra coisa que é importante que você acrescente ao final das postagens é a gadget de postagens recentes, que fará com que apareça algumas sugestões de posts que já foram publicados, permitindo que seu leitor, possa ler mais coisas que conforme o título lhe pareçam interessantes. É importante lembrar também que seus títulos devem ser atrativos, mas procurando sempre ser diretos, pois é assim que as pessoas buscam na web.






O tamanho e estilo da fontes utilizadas: Eis aqui outra coisa que você precisa ficar ligado, o tamanho, as cores e a fonte que você opta para escrever seus textos e não só na área das postagens como no blog como um todo. Opte por cores discretas, mais sóbrias, pois elas não cansam os olhos, nada de cores gritantes. Para o post opte pelo preto e escolha um tamanho que seja fácil de ler, lembre-se que muitos leitores tem problemas de visão e mesmo que não tivessem é tremendamente terrível ler algo minúsculo.





Pense na comodidade de seus leitores e escolha também uma fonte que seja fácil de ler, sem muitas curvas. Terminando procure divulgar, existem muitos grupos no Facebook, destinadas à blogueiros, onde você pode entrar e compartilhar seus conteúdos, com os demais membros, fazendo assim novos amigos e obtendo novos leitores.
No Google + isso também é possível, graças à comunidades, pesquise as existentes e entre. Só não seja o tipo chato, que fica mandando spam para as pessoas, fazendo propaganda por chat, ou comentando em posts que não estão pedindo links. Isso além de ser feio, só fará com que você seja ignorado. A melhor maneira de divulgar é criando sua propaganda e divulgando diretamente na área permitida por meio de sua publicação.





Na hora de divulgar lembre de observar se seu blog está liberado para ''versão para web'' ou se está somente em versão para celular, isso é importante, pois evita que alguém acesse do computador e tenha que procurar onde clica para ver a versão para computador, ou que no celular só apareça os textos, quando a pessoa desejaria ver seu blog tal como ele é. Essas opões podem ser facilmente ajustadas em configurações. Mas não se preocupe, quanto mais você pesquisar, mais descobrirá esse e outros macetes.




Agora que já falamos dos itens essenciais, vamos falar de outra coisa a personalização. Quando o Diamond Teen foi lançado, começamos do zero também, não entendíamos nada de blog, nem de gadgets, nada de nada. Mas a força de vontade é palavra-chave em qualquer coisa e na blogosfera não poderia ser diferente. Não é porque você não entende nada à respeito, que não possa aprender. A dica é observar outros blogs do mesmo nicho que o seu e inspirar-se ( lembre inspirar não é copiar é usar ideias para o seu).





Quanto mais original e mais a sua cara seu blog for, melhor. Mas e como conseguir isso? lendo, lendo e lendo, muitos e muitos tutoriais, e testando-os, não tem outro jeito. Você pode testar em um outro blog teste, perdemos a conta de quantos tivemos que criar e apagar por dar pau e recomeçar tudo de novo, pois o jeito é tentar e não esmorecer. Talvez você note que muitos tutoriais não funcionarão naquele modelo, então procure outros e vá testando. Quando você ver, seu blog estará do jeitinho que sempre quis.




O segredo de achar bons tutoriais é saber como procurar, seja objetivo e direto em suas pesquisas no Google, por exemplo: Vamos fazer de conta que você deseja um tutorial de como mudar o fundo de seu blog, nesse caso você poderia digitar: Como mudar o fundo do blog no Blogspot, ou então: como personalizar o fundo do blog. ( Pronto você já terá dado ao Google, motivos suficientes para lhe apresentar uma lista infinita de possibilidades), aí é só se divertir.





  Conforme o que você deseja fazer, vá procurando por tutoriais que tenham a ver com o seu objetivo. Quando iniciamos, um site que foi muito útil, foi o de Elaine Gaspareto, se você jogar o nome dela e a palavra tutoriais, certamente já aparecerá seu endereço. Recomendamos pois lá existem muitos tutoriais para quem está começando, super fáceis de fazer, pois ela explica direitinho. Vale conhecer e talvez partir à partir dali.




E por fim nossa última dica: Procure criar suas próprias fotos e artes, isso lhe dá mais independência e auto-confiança. Imagina se tivéssemos que depender sempre do Google. Além disso ser complicado pois existem muitas imagens com direitos autorais e isso pode ser complicado. O único jeito de você conseguir um blog exclusivo é inventando suas próprias coisas, assim como nós fizemos aqui.



Nunca pensamos em criar nossas próprias ilustrações, mas estávamos cansados de procurar e não encontrar nada do jeito que queríamos, então o que fizemos? Procuramos tutoriais de como desenhar, com programas gratuitos, e quem diria não é que aprendemos? Nossa arte do cabeçalho por exemplo, só surgiu depois de muitos desenhos mal feitos, jamais se imaginava chegar à ela. E chegamos de modo despretensioso, num belo período em que estávamos sem internet e começamos à inventar. Deu no que deu e não é que ficou bonito? E virou nossa logomarca. Então nossa dica é não desista, mergulhe em tutoriais, treine e logo será capaz de ter um cantinho que sempre sonhou!





Gostou desse artigo? Então não deixe de interagir conosco! Compartilhe nos botões abaixo e deixe seu comentário! Será um prazer recebê-lo ;)

2 comentários:

  1. No final de todos esses passos você sente que tudo valeu a pena <3

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas! Parabéns pelo post!
    http://isaberenice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir